terça-feira, 27 de outubro de 2015

| Sobre decisões |

Uma das questões mais difíceis de lidar para qualquer mãe ou pai é onde e com quem deixar o seu bebé, quando chega a altura de retomar o trabalho. No meu caso a escolha acabou por ser um pouco facilitada, porque nessa altura o pai ainda estava em casa e só quando o L. fez um ano é que houve necessidade de nos organizarmos. Contudo, ainda não tinha começado a trabalhar, decidimos pesquisar e visitar alguns infantários. E, confesso, não encarei da melhor forma o facto de o meu filho, pequenino, ficar horas fechado num sítio estranho, sem pessoas que conhecesse, a olhar para um móbil e claro nesta fase nem brincar sabia, muito menos iria interagir com outras crianças.
 
No nosso caso havia a possibilidade de ficar com alguém de família e foi o que optamos por fazer quando chegasse a altura. Muitas vezes me questiono se será o melhor. Ainda agora. O L. tem quase 19 meses e novamente falamos em eventualmente ele poder ficar umas horas no infantário, para poder brincar com meninos da idade dele. Descobri que as actividades principais são da parte a da manhã e quando todos os meninos estão no infantário. Depois virá a hora do almoço e da sesta e por fim depois do lanche os meninos começam a ir embora, por volta das 15h, ou seja, à hora que tenho de ir trabalhar. Isto quererá dizer que quase não veria o meu filho. Para mim, impensável. Altura chegará em que terá mesmo de ir para a pré-primária, mas um passo de cada vez.
 
Ouvimos muitas opiniões e agora que li este artigo e fiquei um pouco mais tranquila pela decisão que tomamos. Não há dúvida que esta decisão é por demais importante para ser baseada em opiniões alheias e mitos. Esta deverá ser feita em casal, pelo casal e pelo bebé. Para nós e para já esta decisão funciona. Não há decisões perfeitas ou isentas de dúvidas. Há sim, decisões que se adequam à nossa vida e à nossa mentalidade. E, se possível, sem culpas.

Sem comentários:

Enviar um comentário